quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Torta Fria de Pão de Fôrma




Minha avó faz a melhor torta de pão de fôrma (ou sanduíche em camadas) do mundo!!! Vira e mexe, quando vou chamar amigos para vir aqui, peço a ela para fazer "o pão" (é como ela chama) para servir como aperitivo. E, em mais de uma ocasião, as pessoas comeram tanta torta que não aguentaram comer a minha comida depois.... :S

Ela começa preparando os recheios: primeiro, faz um creme de espinafre bem grossinho e verdinho (não tenho a receita, mas é aquele basicão, com espinafre, leite, farinha...); cozinha e desfia bem miudinho o peito de frango, e mistura com requeijão ou um molho de tomate mais espesso para dar liga; também rala a cenoura no ralo mais fino, e mistura uma colherada de maionese para virar um patê. 

Também tem as outras coisas que ela compra para colocar: presunto, queijo e geléia. Hummm... A geléia... Esse, para mim, é o pulo do gato. Você pode alterar as camadas à vontade, para adaptá-las ao seu gosto, mas está proibida(o) de tirar a geléia! Faz toda a diferença... Escolha o seu sabor favorito, mas não deixe de usar (já usei um monte, mas as que combinam melhor, na minha opinião, são as de damasco e uva).

Finalmente, para molhar o pão, você pode usar apenas leite, para ficar mais suave (eu prefiro), ou pode misturar 1 colher rasa daquela sopa de cebola de pacotinho (saca?) em um copo de leite, para dar um temperinho. Mas bem pouco, pois o leite precisa ficar ralo. Por cima, maionese de limão. Ah! O pão de fôrma é daquele sem casca, cortado de comprido, tá? 

Como podem ver, o pão da vovó tem várias etapas, e um preparo demorado. Simplifiquei um pouco o processo, pois cheguei em casa tarde e cansada, mas o danado continuou muito gostoso (não como o dela, claro, que é imbatível). Vou explicar como ela monta e coloco entre parêntesis como eu fiz, ok?



Vamos à montagem das camadas:

1ª   -  Pão: umedeça com o leite (usei semi-desnatado e espalhei com um pincel, para não encharcar)
2ª   -  Creme de espinafre (substituí por um patê de ervas - ela também faz isso quando não tem espinafre)
3ª   -  Pão (umedecido, sempre)
4ª   -  Frango desfiado (troquei por patê de frango - foi o que mais fez falta)
5ª   -  Pão
6ª   -  Geléia
7ª   -  Pão
8ª   -  Patê de cenoura (usei cenouras orgânicas e maionese light)
9ª   -  Pão
10ª -  Queijo (usei mussarela e fiz a camada com duas fatias sobrepostas)
11ª -  Pão
12ª -  Presunto (troquei por peito de peru defumado light, e também coloquei duas fatias sobrepostas)
13ª -  Pão

Cubra com maionese de limão e decore à gosto. Minha avó gosta de enfeitar com batata palha, que dá uma crocância gostosa ao comer. Eu decorei com cenoura (fiz umas florzinhas...rs) e azeitona, e servi com uma salada verde. Queria muito uma comida fria, pois não aguento mais o calorão que tem feito em BH e ficou ótimo! Tão bom que foi para a marmita no dia seguinte. :P

As fotos ficaram ruins, desculpe.... Já era tarde e eu estava cansada (e com fome!)...

2 comentários:

  1. Deve ter ficado perfeito... Obg pela receita!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fica muito bom mesmo! É um clássico na minha família, junto com os canudinhos de doce de leite (também da vovó). Uma dica: você pode preparar o pão com antecedência, mas deixe para colocar a maionese só na hora de servir. Antes disso, mantenha-o na geladeira, embrulhado em um pano de prato levemente umedecido. Um abraço,
    Samantha.

    ResponderExcluir