sábado, 12 de fevereiro de 2011

Guia da Culinária Ogra

Essa semana li dois artigos ótimos na Folha, um com o "Guia da Culinária Ogra" e outo contra a Arrogância Culinária, e me diverti demais! Preciso dizer que concordo em gênero, número e grau. Adoro cozinhar, testar novas receitas, leio livros de culinária e acompanho vários blogs, mas realmente tem gente que exagera na frescura, ou que consegue transformar o ato de preparar uma comidinha saborosa em um monólogo chato cuja única finalidade parece ser a de demonstrar toda a sua superioridade, e enoooooorme saber... Conversar sobre comida é muito bom, trocar receitas, discutir formas de preparo, ingredientes, restaurantes, mas para tudo tem um limite, não precisa complicar demais, para não correr o risco de ficar chato. E vamos combinar, é melhor um bom prato na mesa do que ficar horas ouvindo papo esnobe de gourmet arrogante, né?

Para finalizar, transcrevo aqui os Dez Mandamentos Básicos da Cozinha Ogra, segundo André Barcinski:

1 - Não pode ter nome começando por “Chez” ou terminando por “Bistrô”.
2 - A comida precisa ocupar ao menos 85% da área total do prato (com preferência a iguarias com uma taxa de ocupação de mais de 100% dos pratos, como bifes que caem pelas bordas dos pratos).
3 – Não pode ter “chef”, e sim “cozinheiro”.
4 – Não pode ter “menu”, e  sim “cardápio”.
5 – Algumas palavras estão terminantemente proibidas nos cardápios. A presença de qualquer uma delas significa exclusão imediata da lista. São elas: “nouvelle”, “brûlée”, “pupunha”, “espuma”, “lâmina”, “lascas” e “contemporânea”.
6 – Não pode ter filiais.
7 - Os garçons não podem ser modelos, manequins ou atores, com preferência para garçons velhos e feios.
8 – Os garçons precisam passar no teste da colherzinha, que consiste em servir arroz com uma só mão, juntando duas colheres, sem derramar um grão sequer.
9 – Não pode estar localizado nos seguintes bairros: Vila Olímpia, Itaim-Bibi, Moema e Vila Nova Conceição (era um guia de Sâo Paulo!).
10 – O teste final: se o garçom, ao ser perguntando “o que é ‘El Bulli’?”, responder qualquer coisa que não seja “é onde eu sirvo o café”, o restaurante está sumariamente eliminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário