domingo, 23 de janeiro de 2011

Muffins de maçãs ou sobre como aproveitar sobras de geladeira

Descobri, nas profundezas da gaveta de frutas da geladeira, duas maçãs esquecidas e meio amassadas. Também tinha um resto de avelãs, compradas ainda antes do natal, mais um punhado de passas que não acabava nunca. Resolvi então fazer um bolo, e procurei uma receita onde pudesse usar todos esses restinhos. Encontrei uma que prometia muito no excelente blog La Cucinetta. Como promessa é dívida, o bolinho ficou delicioso, muito macio, úmido e perfumadíssimo. Da próxima vez, duvido que as maçãs fiquem esquecidas na geladeira por muito tempo...

A receita original você encontra aqui, e a receita adaptada (mudei quase nada) segue abaixo:



Muffins de maçãs

-      1 xícara de leite desnatado
-      1 ovo orgânico ou caipira grande
-      4 colheres de sopa de manteiga sem sal
-      1 colher de chá de essência de baunilha
-      1 3/4 xícaras de farinha de trigo
-      1/2 xícara de açúcar cristal orgânico
-      1 colher de sopa de fermento em pó
-      1/2 colher de chá de bicarbonato
-      1/2 colher de chá de canela em pó
-      1/4 colher de chá de sal
-      1/4 xícara de açúcar mascavo
-      3/4 xícara de aveia em flocos grossos
-      1 1/2 maçã fuji descascada e em cubinhos (tinha 2 maçãs, mas como estavam escuras em um ponto precisei tirar um pedaço de cada uma)
-      1/2 xícara de avelãs trituradas grosseiramente no processador
-      1/3 xícara de passas escuras



Pré-aqueça o forno a 200°. Derreta a manteiga e deixe esfriar. Junte à manteiga o leite, o ovo e a essência, misturando bem com um fouet. Em outra vasilha, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, o açúcar cristal, o sal, o açúcar mascavo (sem pelotas) e a aveia, misturando muito bem. Verta a mistura da manteiga nos secos e misture com uma espátula para que fique uniforme (não misture demais!). Acrescente as maçãs, as avelãs e as passas, misturando levemente apenas para distribuí-las. Coloque em forminhas (as minhas são de silicone, então não precisei untar ou enfarinhar) e asse por aproximadamente 20 minutos (faça o teste do palito).  Eu fiz meia receita (troquei um ovo grande por um pequeno, e não reduzi a quantidade de maçãs), usei forminhas com capacidade para 80ml e consegui 8 deliciosos bolinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário