segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Restaurante do mês: Cantina Piacenza

Dia desses foi o aniversário do meu amoreco. Nós dois gostamos de conhecer e frequentar bons restaurantes mas, em geral, nunca sobra muito dinheiro para ir. Entretanto, em ocasiões especiais, a gente faz uma forcinha. E o aniversário do Melhor Namorado do Mundo certamente é uma dessas ocasiões :D. Pesquisa daqui, pesquisa dali, optei por um lugar bacana, romântico e diferente de tudo que conhecíamos (beleza!). Acontece que houve uma mudança nos planos, e o que seria um jantar a dois passou a incluir o resto da família. Arquivei mentalmente o nome do restaurante para uma visita futura, e transformei o que seria um jantar a dois em um almoço. Acontece que existiam algumas limitações: o aniversário caiu no meio da semana, não estávamos de folga, e temos apenas uma hora de intervalo. Optei então por um outro lugar, mais perto do trabalho, e que abrisse para almoço: Cantina Piacenza.

O Piacenza fica em Lourdes, na rua Aimorés 2422, e confesso que fiquei um pouco espantada quando o taxi chegou: eu já havia passado por lá várias vezes, sem nunca reparar que havia um restaurante ali. Isso por que a decoração é bem discreta, simples mesmo (sem deixar de ser acolhedor).

Para encurtar a história, o lugar é muito bom! Serviço ágil sem ser invasivo, preço justo e comida deliciosa! Pedimos de entrada um antepasto de berinjela, que vinha acompanhado de torradas e um molho de tomate (ou seria uma sardelha?), tudo muito gostoso. Percebemos nas mesas várias garrafinhas de azeite aromatizado, e a atendente, muito prestativa, trouxe uma de cada para que pudéssemos degustar, e os sabores eram, para dizer o mínimo, surpreendentes! Tinha azeite com pimenta (picante na medida certa), com grãos de café (o gosto ficou, sei lá, sabendo a nozes, difícil descrever), com fava de baunilha (o mais suave de todos, ligeiramente adocicado), com funghi, e – pausa dramática – carvão! Isso mesmo, um vidro de azeite com pedacinhos de carvão... De longe (para o meu gosto), o melhor de todos, com um gostinho defumado que combinou às maravilhas com a berinjela.

Como prato principal, meu namorado pediu um risoto de queijo brie com presunto cru e geléia de damasco (ótimo) e eu escolhi (tenho quase certeza que o nome era esse mesmo : P ) um ravióli de abóbora com amêndoas na manteiga de sálvia, que estava SENSACIONAL! Massa caseira fresquíssima, temperada na medida e cozida à perfeição. De sobremesa, para combinar com o calor absurdo que tem feito em BH, uma compota de manga e gengibre, acompanhada de sorvete de tapioca e fitas crocantes de coco...hummmm. Saímos de lá satisfeitíssimos e deliciados.

Enfim, recomendo a todos que morem ou estejam de passagem por BH. O restaurante tem um cardápio mais simples e acessível para o almoço e outro, mais sofisticado, para o jantar (mas que também e servido durante o dia).  É um lugar onde certamente pretendo voltar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário